Semana de Ciência, Arte e Tecnologia da UFBA: Desenvolvimento e Sustentabilidade
Em cada edição, o projeto SNCT da UFBA é construído por uma articulação entre professores, técnicos administrativos e estudantes das diversas unidades acadêmicas da UFBA, além da sua administração central. Também, há o envolvimento de professores de escolas estaduais e municipais do estado da Bahia, além de convidados de outros estados.
Neste ano, a UFBA, no âmbito da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023 (SNCT/2023), levará a “Semana de Ciência, Arte e Tecnologia da UFBA: Desenvolvimento e Sustentabilidade – SECATEC/UFBA” para além dos muros da universidade, espalhando uma mostra de seus trabalhos em vários espaços públicos da cidade de Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista, reforçando o compromisso com a popularização da ciência, a divulgação do conhecimento científico e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Dentre as principais ações realizadas pelo projeto destacam-se a palestras, minicursos, mesas redondas, rodas de conversas, oficinas temáticas, exibição e debate de filmes, realização e construção de experimentos lúdicos e demonstrativos, visitas aos laboratórios didáticos, de pesquisa e museus da UFBA.
A maioria das atividades da Semana serão presenciais, onde teremos comunidades escolares experimentando e participando de atividades acadêmicas da UFBA de forma gratuita.
O público-alvo destas ações são estudantes secundaristas da rede pública de ensino, contemplando também a participação de toda a comunidade.
O projeto visa popularizar a ciência de forma lúdica, interativa e inclusiva, proporcionando aos participantes, oportunidades para que os mesmos ampliem seus conhecimentos através do acesso à divulgação científica dos conteúdos formais já consolidados e discutidos pela sociedade, bem como acessarem os recentes avanços científicos e sua correlação com os fenômenos do cotidiano e seus desdobramentos tecnológicos.
Edições anteriores
Os debates sobre temas e ações transversais não são novidade no meio da ciência, da tecnologia e das inovações (CT&I), nem se restringem a um ou outro campo do conhecimento. Cada vez mais se reconhece a transversalidade como atributo fundamental, efetivo e atual nas agendas voltadas ao desenvolvimento equitativo e sustentável. Assim como no caso da pandemia de COVID-19, a superação dos grandes desafios globais, nacionais e regionais, depende de ações que considerem os avanços científicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento, e que sejam capazes de integrá-los e otimizá-los, em benefício da humanidade e do planeta.
“A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” foi o tema escolhido para a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorreu entre os dias 2 e 8 de outubro de 2021, em todo o País, com eventos e atividades on-line e/ou presenciais, gratuitos e abertos à comunidade.
O enfrentamento mundial e emergencial à COVID-19 tem exigido esforços e investimentos inestimáveis. Uma situação excepcional – uma pandemia de grandes proporções e impactos globais – mais uma vez recorre à ciência em busca de respostas e alternativas. E não poderia ser diferente. Mas a gravidade da situação tem exigido mais do que a aplicação de conhecimentos e recursos. Demanda cooperação, articulação, interação, troca de informação, transferência de tecnologia, multilateralismo, superação de limites e, sobretudo, compromisso com a vida na Terra. Não há como chegar a tudo isso sem contar com ações transversais.
“Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira!” foi o tema selecionado para a 17ª SNCT, programada para ocorrer entre os dias 17 e 23 de outubro de 2020. Diante da pandemia de COVID-19, a edição foi prejudicada, já que apenas parte das atividades, programadas inicialmente para ocorrer presencialmente, pôde ser adaptada para o ambiente on-line. O tema foi motivado ao considerar-se que pesquisadores e cientistas evidenciaram a origem do termo “Inteligência Artificial” associada ao avanço nas áreas de Matemática (Lógica, principalmente), da Física e, a partir da década de 1980, também da Estatística e das Engenharias. Sob tal perspectiva, o tema da 17ª SNCT propôs uma reflexão quanto à correlação entre a evolução/construção da Ciência e o desenvolvimento tecnológico, especialmente quanto à capacidade de armazenamento e processamento de dados. Quanto maior essa capacidade, maior será o potencial de análise e utilização de dados para melhorar as tomadas de decisão, seja em empresas, em governos ou na sociedade.
O tema escolhido para a décima sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2019, foi “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, que ocorreu entre os dias 21 e 27 de outubro em todo o País. A motivação para essa escolha baseou-se, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável baseado na invenção e no uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária. Dada sua transversalidade, a bioeconomia possui relação direta com 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e torna-se tema prioritário num país com rica biodiversidade, vantagem comparativa sem igual no mundo.
“Ciência para a Redução das Desigualdades” foi o tema escolhido para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018. A motivação para escolha baseou-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.
O tema da SNCT 2018 permitiu trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil.
“A Matemática está em Tudo!” foi o tema escolhido para a 14ª edição da SNCT, que ocorreu dos dias 23 a 29 de outubro de 2017. A motivação para a escolha baseou-se em dois grandes eventos que ocorreram, pela primeira vez, no Brasil: a Olimpíada Internacional de Matemática (2017) e o Congresso Internacional dos Matemáticos (2018). O tema teve por objetivo estimular estudos nas diversas áreas da Matemática e suas implicações em áreas correlatas como Física, Química, Biologia, Engenharias, Economia, Administração, Artes, Agricultura, Medicina, dentre outras.
Saiba mais
A escolha do tema visou estimular as instituições a abordarem a importância da alimentação mundial, com temas a respeito da nutrição, segurança alimentar, fome, obesidade e distúrbios alimentares.
A história da evolução humana, a sua relação com os alimentos e a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para tornar a nossa alimentação diária cada vez melhor foram alguns dos temas abordados nesta edição da SNCT.