A expertise desta equipe da UFBA em organizar eventos no âmbito da SNCT/MCTI se dá desde 2016, realizando atividades de popularização e divulgação da ciência, de forma lúdica, interativa, inclusiva e sempre gratuita, tendo como público-alvo, estudantes da rede pública de ensino, do fundamental I ao médio e técnico.
Essas atividades têm o perfil de continuadas, pois prolongam suas ações ao longo dos anos subsequentes, abrangendo um maior público. Dessas ações continuadas, muitos estudantes se encontram na universidade e trazem suas experiencias passadas pelas edições da SNCT da UFBA como inspiradoras, incentivando a adoção de práticas educacionais e sustentáveis em diferentes áreas da vida cotidiana.
Edições anteriores
2024 - Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais
21ª edição (17 a 23 de outubro)
A edição da SNCT em 2024 promoveu atividades pontuais durante a semana do evento, com visitas de estudantes de escolas públicas durante 2 dias em algumas unidades universitárias da UFBA.
2023 - A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta
20ª edição (2 a 8 de Outubro)
Já em 2023, a Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFBA organizou um mega evento para a SNCT. Foi a primeira edição que a UFBA propôs a Semana de Ciência, Arte e Tecnologia da UFBA – SECATEC- UFBA, contemplando várias parcerias e os 3 campi UFBA: Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista.
2022 - Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil
19ª edição (17 a 21 de outubro)
Em 2022, a SNCT-UFBA contou com 2 eventos: um no campus Ondina da UFBA e outro no ICTI UFBA Camaçari, onde ocorreu o Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI), realizado em parceria com as Secretarias da Educação e da Cultura de Camaçari.
2021 -A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta
18ª edição (2 a 8 de Outubro)
Em 2021, durante a pandemia, a SNCT da UFBA ocorreu entre 2 e 8 de outubro, de forma virtual, com atividades online a partir do tema: “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”
2020 - Inteligência artificial: A nova fronteira da ciência brasileira
17ª edição (19 a 23 de Outubro)
No ano de 2020, em plena Pandemia da COVID-19, a SNCT-UFBA demonstra resiliência e executa, de forma completamente online, o tema “Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira” entre os dias 17 e 23 de outubro. As atividades foram concentradas no site www.snct.ufba.br.
2019 - Biotecnologia e sustentabilidade
16ª edição (21 a 01 de Novembro)
A SNCT UFBA de 2019 fom com o tema “Bioeconomia e Sustentabilidade”. O evento foi realizado entre 21.10 a 01.11 e incorporou integrantes do Campus Carlos Marighella da UFBA (ICTI UFBA), localizado na cidade de Camaçari.
2018 - Ciência para a redução das desigualdades
15ª edição (16 a 22 Outubro)
O tema nacional “Ciência para a Redução das Desigualdades” marca a SNCT-UFBA 2018, que aconteceu no período de 15 a 19 de outubro envolvendo diversas unidades universitárias da UFBA, campus Ondina.
2017 - A matemática está em tudo
14ª edição (23 a 27 de Outubro)
No ano de 2017, a SNCT UFBA aconteceu entre os dias 13 e 27 de outubro com o tema “A Matemática Está em Tudo”. As atividades foram concebidas com visitas de escolas públicas em diversas unidades acadêmicas da UFBA.
2016 - Ciência Alimentado o Brasil
13ª edição (17 a 21 de outubro)
Em 2016 a SNCT-UFBA acolheu o tema “Ciência Alimentando o Brasil” e executou suas atividades no período de 17 a 21 de outubro. A participação da comunidade extra UFBA foi elevada a um total de 10 escolas públicas com mais 700 estudantes beneficiados.